EIXOS DE ATUAÇÃO

Amazônia

A Amazônia enfrenta riscos e desafios internos e externos. De um lado, o desmatamento ameaça as infraestruturas críticas –- produção de água, regulação climática, biodiversidade, geração de emprego e renda com uma bioeconomia — e afeta drasticamente a população e a economia do Brasil. Por outro lado, interesses internacionais rondam a floresta e precisam ser considerados no exercício da soberania do país.

A solução da crise climática global passa pela manutenção do bioma amazônico. Do ponto de vista da soberania brasileira, a conservação da Amazônia é estratégica para garantir a provisão de diversos serviços ecossistêmicos, o funcionamento dos ciclos de água, o abastecimento energético e a produtividade do agronegócio.

Diante de um território tão vasto quanto o amazônico, é necessário envolver muitos stakeholders – agentes do Legislativo, Judiciário, Executivo, da diplomacia, de governos, populações locais, sociedade civil, além de todos os Estados que dividem a Amazônia –, reforçando os tratados internacionais e aumentando a presença do poder público na região.

Conheça mais em:

Teaser | 2ª Temporada do podcast Conexões para Convergir

Teaser | 2ª Temporada do podcast Conexões para Convergir

https://open.spotify.com/episode/5VZQNv2qSz0pcA9SZOz7fe?si=wjm2St17QPqhbtfVc1ioSA Teaser | 2ª Temporada do podcast Conexões para Convergir 🎧🌎 [PROGRAME-SE] Vem aí a segunda temporada do Conexões para Convergir, um podcast criado para debater temas relacionados ao meio...

ler mais
Amazônia, empresas e sociedade

Amazônia, empresas e sociedade

Este é um evento organizado pelo Centro Soberania e Clima (CSC), no âmbito dos projetos do IREE Defesa e Segurança (ID&S), para a aproximação construtiva entre os setores de meio ambiente e Defesa, com atenção especial para as agendas da mudança climática e da...

ler mais

Soberania

Amazônia

Bioeconomia e energia

Geopolítica

Justiça climática