Quem somos

Missão e Propósito

Valores

Governança

Equipe

Conselho Fiscal

Financiadores

O Centro Soberania e Clima surge da necessidade e da oportunidade de promover diálogo, conexões e convergências entre atores da Defesa e do Meio Ambiente no Brasil e no mundo.

O Centro é um think tank independente, com foco em temas ligados às duas áreas e visando contribuir para o avanço de propostas baseadas em fatos, dados e evidências científicas.

Desse modo, pretende proporcionar ambiência e qualidade ao debate construtivo, no campo das relações entre Defesa e Meio Ambiente, incluindo as visões de desenvolvimento sustentável e soberania, para a valorização das convergências e superação das resistências existentes entre os stakeholders relevantes da sociedade, governos, Forças Armadas, academia e mercado no que se refere a esses temas.

Missão

Produzir e disseminar conhecimento, informações, opiniões e debates para a qualificação do diálogo entre profissionais e dirigentes dos setores da Defesa, ambientalista, empresarial, acadêmico, governamental e científico, com foco nas questões climáticas, geopolíticas, econômicas, sociais, de defesa e soberania.

Propósito

Promover a convergência construtiva e o diálogo qualificado entre Defesa e Meio Ambiente envolvendo os diversos públicos interessados nos temas da soberania, Amazônia, bioeconomia e energia, geopolítica e justiça climática.

Valores

 

RIGOR TÉCNICO E CIENTÍFICO

Produzir informações, estudos e pesquisas com base em critérios técnicos e científicos.

DEMOCRACIA

Orientar a atuação pela defesa e a promoção do Estado democrático, com suas instituições e exercício pleno da cidadania e da soberania nacional em conformidade com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

INTEGRAÇÃO

Buscar a articulação dos diversos campos do saber técnico-científico em ações, equipes e produtos.

INDEPENDÊNCIA

Ser uma organização não-dependente de governos, interesses privados, religiosos e/ou partidários.

SUSTENTABILIDADE

Ter como princípio que ações e produtos não podem comprometer os recursos naturais disponíveis para as gerações futuras.

ÉTICA

Orientar pelo respeito às leis, à justiça, à democracia e ao bem comum.

DIVERSIDADE

Valorizar e defender a diversidade humana em suas dimensões de gênero, opção sexual, raça, religião, política e origem.

Governança

 

Sergio Westphalen Etchegoyen

Presidente do Conselho de Administração

É general do Exército da reserva. Foi ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (maio de 2016 a dezembro de 2018). Ingressou no Exército em 1971, na Academia Militar das Agulhas Negras. Como oficial-general (novembro de 2004 a maio de 2016) comandou a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, foi assessor especial militar do ministro da Defesa e cumulativamente chefe do Núcleo de Implantação da Estratégia Nacional de Defesa.

É co- fundador do Soberania e Clima.



Raul Jungmann

Presidente do Centro Soberania e Clima

Foi ministro da Defesa (2016-2018) e da Segurança Pública (2018) do Brasil, presidente do Ibama (1995), presidente do Incra (1996-1999) e ministro da Reforma Agrária (1999-2002). Foi eleito deputado federal em 2002, 2006 e 2014 e vereador em Recife em 2012.

É co-fundador do Soberania e Clima.

Marcelo Furtado

Membro do Conselho de Administração

Tem mais de 30 anos de experiência no campo da sustentabilidade, comprometido com o avanço da justiça socioambiental e social por meio do advocacy e filantropia. Tornou-se diretor da Finance for Biodiversity. É membro da Rede de Alimentos Sustentáveis e Saudáveis da Escola de Clima da Universidade de Columbia, onde atuou como pesquisador visitante (ILAS-2021), e cofundador e facilitador da Coalizão Brasileira sobre o Clima, Floresta e Agricultura. Foi CEO da Fundação Alana e do Instituto Arapyaú. Por 24 anos atuou no Greenpeace. É engenheiro químico com mestrado em energias renováveis.

É co-fundador do Soberania e Clima.

Equipe

Mariana Nascimento Plum

Diretora-executiva

É bacharel e mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio). Atualmente, cursa doutorado em Política Internacional no IRI/PUC-Rio. Possui duas especializações na área de Defesa, uma pela Escola Superior de Guerra e outra pelo Conselho de Defesa Sul-Americano da UNASUL. Trabalhou no Ministério da Defesa (2010 a 2015) exercendo as funções de coordenadora do processo de elaboração do 1º Livro Branco de Defesa Nacional e assessora do ministro da Defesa.
Entre 2015 e 2016, trabalhou como pesquisadora na Amazônia Azul Tecnologias de Defesa, realizando estudos na área de não-proliferação nuclear, tecnologia nuclear e desarmamento. Nessa função, atuou também como pesquisadora do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra (ESG), colaborando com a realização de eventos acadêmicos e com o desenvolvimento da proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa da ESG. Em 2016, foi coordenadora de pesquisa do Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro. De 2016 a 2018, atuou como professora de Relações Internacionais do Centro Universitário UDF. Em 2018, foi assessora técnica na Assessoria Especial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Exerceu as funções de professora, pesquisadora e coordenadora de Relações Institucionais da Escola Superior de Guerra no período de 2018 a 2021.

http://lattes.cnpq.br/0974882665695854

Newton Raulino de S. Filho

Diretor Administrativo-Financeiro

É administrador de empresas e oficial da reserva do Exército Brasileiro. Na área de gestão púbica, desempenhou durante 37 anos funções de comandante, chefe de seção e assessor em diversos níveis da carreira militar, nos segmentos de pessoal, inteligência, logística e planejamento. Em 2005 e 2006, foi comandante e ordenador de despesas do 32º Grupo de Artilharia de Campanha (Brasília-DF). Na área de ensino, serviu por 7 anos como professor e instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras.
Foi assessor militar do vice-presidente da República de 2007 a 2010.
Na área internacional, o Coronel Raulino trabalhou na Organização das Nações Unidas como Oficial de Ligação da ONU junto as tropas francesas na Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim e foi adido militar do Brasil na França e na Bélgica.
Já na reserva, trabalhou por 5 anos na Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), empresa pública federal, onde exerceu a função de Diretor de Mercado e foi por quase 2 anos chefe de gabinete da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, do Ministério da Defesa.

Leandra Barra

Assistente Administrativo-financeira

É graduada em Administração de Empresas (UNICEUB), com MBA em Gestão Empresarial (FGV). Trabalhou pela Fundação Getúlio Vargas (2016 a 2019) na implementação de projetos em contratos junto ao Ministério do Portos e Ministério da Integração Nacional. De 2009 a 2016, atuou como Administradora na TUV RHEINLAND na área de Recursos Humanos.

.

Mila Campbell

Núcleo de Projeto e Pesquisa

É mestranda em Governança Global e Policêntrica no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UnB, com pesquisa na linha de Interconexões Globais, Assimetrias e Conflitos. Desde 2016, é secretária-geral do Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança Internacional (GEPSI-UnB) e faz parte do Grupo de Trabalho sobre Fronteiras e Panamazônia. De 2018 a 2022, atuou como coordenadora na Assessoria de Estudos de Defesa do Ministério da Defesa e foi responsável pela organização de eventos acadêmicos sobre Segurança e Defesa. Esteve envolvida no apoio aos Programas de Pós-Graduação militares e na condução de programas de fomento à pesquisa em parceria com a CAPES (PRÓ-DEFESA e PROCAD-DEFESA).

Antônio Augusto M. de Carvalho

Núcleo de Inteligência e Informação

Oficial de Inteligência durante 37 anos e está aposentado desde 2016.Na Abin foi secretário de Planejamento e Gestão (2016 a 2019), diretor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (2014-2015) e diretor do Departamento de Administração (2004-2008). Foi Coordenador de Tecnologia do Centro de Inteligência Regional/RJ da Conferência Rio+20 (2012). Foi diretor-presidente da Empresa de Processamento de Dados do Espírito Santo (2003-2004) e diretor-presidente da Associação das Empresas de Processamento de Dados Estaduais (2003-2004).

Bruna Ferreira

Núcleo de Projeto e Pesquisa

Doutoranda em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio). Com mestrado e bacharelado em Relações Internacionais, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), respectivamente.

Gabriel Sampaio

Núcleo Jurídico

É Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Foi secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça. Na sociedade civil ocupa na Conectas Direitos Humanos a posição de coordenador do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional. É também membro do Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais.

Valéria Amorim

Coordenadora de Comunicação Institucional

Especializada em comunicação, marketing e eventos, transita entre projetos de fomento à cultura, comunicação popular, direitos humanos, meio ambiente e empreendedorismo. Atuou como colaboradora e freelancer no departamento de comunicação e marketing de diversas organizações do terceiro setor e veículos de comunicação – nacionais e internacionais. ​Fundadora da Candiá Produções, em 2022 se tornou Associada de Marketing Digital certificada pela Meta e embaixadora do programa Women TechMakers do Google.

 

José Hugo Volkmer

Núcleo de Projeto e Pesquisa

É oficial-general da reserva da Força Aérea Brasileira com a patente de major-brigadeiro do ar. Atualmente é presidente e co-fundador do Instituto Pró Amazônia URHI A, criado com o propósito de promover desenvolvimento sustentável, recuperação de áreas degradadas e proteção da fauna e flora.
Como oficial da ativa na Aeronáutica comandou o II Comando Aéreo Regional da Força Aérea Brasileira. Atuou na Amazônia chefiando o Estado-Maior do Comando Aéreo em Manaus. No Ministério da Defesa ocupou o cargo de diretor-geral do CENSIPAM (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia).

Conselho Fiscal

 

Juliano de Farias Chagas

Conselho fiscal

Economista pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Direito Empresarial. Iniciou a carreira na área tributária, há 25 anos, na Deloitte e exerceu posições gerencias em empresas como: NEC Brasil, Grupo Promon Engenharia, Makro Atacadista e Grupo Luxottica.

Participou de reuniões, projetos internacionais e foi coordenador de comitê de estudos tributários em entidades como a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE).

Mauro Marcondes Rodrigues

Conselho Fiscal

Trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde exerceu o cargo de diretor executivo Alterno (1996-1998) e de coordenador da Iniciativa de Integração Regional Sul-americana – IIRSA (2003-2010). 

Anteriormente foi presidente da Financiadora de Estudo e Projetos (FINEP), entre 1999 e 2002, e exerceu vários cargos no governo federal do Brasil nos Ministérios do Planejamento (1993-1996) e da Saúde (1998-1999). Foi funcionário de carreira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre 1975 e 2009, e desde 2011 atua como consultor internacional na área de planejamento, integração física e gestão e em atividades ligadas às artes. Formado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Economia do Setor Público pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Sérgio Leão

Conselho Fiscal

Engenheiro civil e sanitarista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1976. Ph.D. em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade da Califórnia em Berkeley – 1981. É diretor de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Autorregulação no Setor de Infraestrutura (IBRIC) e sócio administrador na empresa Fronteira Sustentável Consultoria.
Entre 1992 e 2018, coordenou a implantação de programas de sustentabilidade na Odebrecht Engenharia. De 2013 a 2018 coordenou os programas de sustentabilidade na holding Odebrecht S.A. Também foi professor adjunto do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia da UFMG. De 1989 a 1991, foi presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais e membro do Conselho Estadual de Política Ambiental.

Financiadores

 

Instituto Clima e Sociedade (iCS)

Instituto Semeia

Instituto Humanize (em parceria com PNUD)

National Endowment for Democracy (NED)

Doações privadas individuais (Brasil)