Revista

Diálogos Soberania e Clima

V.3  N.1 (2024)

Edição Especial

Reconhecendo a complexidade das questões climáticas, a edição traz à luz uma diversidade de perspectivas provenientes de atores de diferentes países das Américas. O objetivo é compreender as estratégias que estão sendo adotadas para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, os principais obstáculos encontrados nesse processo e os atores envolvidos na construção dessas estratégias.

No artigo “Improving climate resilience: a suggestive approach for Argentina”, Maria Guadalupe Kerlakian demonstra a situação argentina e explica o necessário envolvimento de atores do setor público e privado. Em seguida, Paulo Roberto da Silva Gomes Filho analisa seis diferentes perspectivas de impactos nas missões das Forças Armadas Brasileiras no artigo “Impactos das mudanças climáticas sobre o preparo e o emprego das Forças Armadas”, incluindo ajuda humanitária multilateral.

No artigo “Acción y lucha contra la crisis climática en medio del conflicto y post-conflicto colombiano: esfuerzos desde los sectores público y privado”, Anna María Franco Gantiva destaca o cenário político nacional a partir da instrumentalização da natureza durante o conflito armado, com o conceito de paz territorial. Finalmente, Patrick Paterson e Luis Bitencourt, no artigo “Climate mitigation efforts of the U.S. Armed Forces”, sublinham que a Estratégia Nacional de Segurança dos EUA de 2022 reconheceu o clima como uma ameaça “potencialmente existencial” e analisam quatro desafios imbricados para as Forças Armadas mais poderosas do planeta. Em “Guatemala y las acciones ante el cambio climático”, Genners Arturo Barrios Garay ressalta a vulnerabilidade nacional e destaca respostas para o problema do clima, com destaque para o Plano Nacional de Energia. Finalmente, Fernando Portillo Romero, em “El Fenómeno El Niño y sus implicaciones en el Perú” observa a necessidade de compreensão dos riscos associados ao El Niño para reduzir a vulnerabilidade de comunidades e ecossistemas peruanos.

Decorrem daí duas grandes conclusões: primeiro, a necessidade de se preparar no curto prazo para futuros incertos, em escala local e nacional. Segundo, o interesse na cooperação regional por meio de estratégias e políticas para a mitigação, adaptação e resiliência climáticas.


Edição completa


Artigos


Prefácio
— Ana Flávia Barros-Platiau

ㅤㅤ


ㅤㅤ

Improving climate resilience: a suggestive approach for Argentina
— Maria Guadalupe Kerlakian


Impactos das mudanças climáticas sobre o preparo e o emprego das Forças Armadas
— Paulo Roberto da Silva Gomes Filho


Acción y lucha contra la crisis climática en medio del conflicto y post-conflicto colombiano: esfuerzos desde los sectores público y privado
— Anna María Franco Gantiva

ㅤㅤㅤ


Climate mitigation efforts of the U.S. Armed Forces
— Patrick Paterson and Luis Bitencourt


Guatemala y las acciones ante el cambio climático
— Genners Arturo Barrios Gara



El Fenómeno El Niño y sus implicaciones en el Perú
— Fernando Portillo Romero S


EDIÇÕES ANTERIORES

V.2  N.2 (2023)

V.2  N.2 (2023)

A atuação do STF na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 708 – reativação do Fundo Clima

ler mais