16 de Agosto de 2022
O que o Brasil vê como oportunidades e desafios para a agenda da Soberania e do Clima?
No dia 16 de agosto de 2022, o Centro Soberania e Clima realizou o primeiro evento do Ciclo Soberania e Clima em debate: “O que o Brasil vê como oportunidades e desafios para a agenda da Soberania e do Clima?”. O webinar buscou discutir possíveis oportunidades e desafios que o Brasil enfrenta no contexto da agenda da Soberania e do Clima.
O Brasil está no centro da discussão sobre governança global climática e ambiental. O país é detentor de cerca de 15 a 20% da biodiversidade global, contendo em seu território dois hotspots de biodiversidade — a Mata Atlântica e o Cerrado —, seis diferentes biomas e três grandes ecossistemas marítimos.
Esses fatores conferem à biodiversidade brasileira um novo significado geopolítico que interessa não apenas ao Brasil e aos Estados vizinhos, que detêm direitos soberanos sobre porções da Amazônia dentro de seus territórios, mas também aos Estados, comunidades e indivíduos cujos interesses podem ser afetados pelas consequências climáticas decorrentes de ações que geram impactos sociais,
econômicos e políticos, evidenciando a importância de uma governança global climática.
A competição por recursos naturais, o estresse hídrico, a insegurança alimentar, as dependências energéticas, as novas ondas migratórias e a elevação dos níveis do mar são exemplos de ameaças à paz social e à soberania territorial de diversos países que têm relação e podem ser agravados pela crise climática. Enquanto o clima não está sujeito a limites territoriais, as nações precisam enfrentar os desafios de escala planetária em suas localidades.