3ª temporada

Podcast Conexões para Convergir

Episódio 2 “Empreendedorismo e Bioeconomia na Amazônia

SINOPSE: O episódio do podcast enfocará no empreendedorismo e na bioeconomia na Amazônia, destacando estratégias para um desenvolvimento sustentável que alinhe a preservação ambiental com o crescimento econômico e com a geração de oportunidades para os amazônidas. Discutiremos como a exploração sustentável dos recursos naturais e a valorização da biodiversidade podem impulsionar novos negócios, ao mesmo tempo em que fortalecem a segurança nacional e promovem a conservação do bioma. 

Reconhecendo a importância histórica da bioeconomia como um caminho possível e efetivo para o desenvolvimento da região, serão discutidos casos de sucesso e estratégias inovadoras que buscam equilibrar o uso dos recursos amazônicos com a preservação da floresta, fortalecendo a economia local e proporcionando geração de renda para suas populações. A prática da bioeconomia no empreendedorismo amazônico tem cada vez mais reforçado a percepção de que modelos de negócios que incorporam o cuidado com a natureza são um pilar fundamental para o crescimento econômico regional.

É necessário destacar que uma transição ampla e robusta para um modelo de negócios regido pela bioeconomia depende de um esforço coletivo e de uma abordagem holística. A criação de cadeias produtivas inovadoras e sustentáveis na Amazônia é tarefa multinível e multissetorial. Ela deve ser impulsionada pelos setores privado e público, nacional e internacional, em diálogo com os povos e comunidades tradicionais, visando o estabelecimento de parcerias que respondam às demandas do mercado, mas que principalmente respeitem as necessidades das pessoas e da floresta. Nesse sentido, o desenvolvimento regional só será efetivo quando estiver alinhado com práticas socioambientais e for compreendido como oportunidade competitiva e prioritária pelos stakeholders locais, nacionais e internacionais. 

Por fim, o episódio explorará a conexão intrínseca entre a segurança nacional e o desenvolvimento sustentável na Amazônia, evidenciando como a promoção de um ambiente empreendedor baseado na bioeconomia pode contribuir para a proteção dos interesses estratégicos do país. A presença do Estado e a garantia de segurança multidimensional na região depende da geração de oportunidades para as populações amazônicas. O fomento a mercados lícitos e competitivos é, portanto, grande aliado ao Estado na contenção das economias ilegais que assolam diariamente a Amazônia.

Participantes:

E especialista em desenvolvimento sustentável e conservação da Amazônia, formada em Ciências Biológicas, com especialização em Projetos Sustentáveis e Mudanças Climáticas e mestrado em Zoologia, com ênfase em Ecologia e Conservação. Atua no Banco Interamericano de Desenvolvimento e na Fundación Avina, coordena o Programa Vozes pela Ação Climática Justa e tem experiência na gestão de projetos na Conservação Internacional Brasil. Indígena do povo Sateré Mawé, é cofundadora da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós e fundadora da Serena Conexões, dedicando-se à proteção ambiental e ao fortalecimento comunitário contra a violência e racismo étnico.

Economista formado pela Universidade Stanford, Diretor presidente da Bemol e co-Fundador e conselheiro da Fundação Amazonas Sustentável.

3ª TEMPORADA

Soberania e Clima
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.