3ª temporada

Podcast Conexões para Convergir

Episódio 2 “Empreendedorismo e Bioeconomia na Amazônia

SINOPSE: O episódio do podcast enfocará no empreendedorismo e na bioeconomia na Amazônia, destacando estratégias para um desenvolvimento sustentável que alinhe a preservação ambiental com o crescimento econômico e com a geração de oportunidades para os amazônidas. Discutiremos como a exploração sustentável dos recursos naturais e a valorização da biodiversidade podem impulsionar novos negócios, ao mesmo tempo em que fortalecem a segurança nacional e promovem a conservação do bioma. 

Reconhecendo a importância histórica da bioeconomia como um caminho possível e efetivo para o desenvolvimento da região, serão discutidos casos de sucesso e estratégias inovadoras que buscam equilibrar o uso dos recursos amazônicos com a preservação da floresta, fortalecendo a economia local e proporcionando geração de renda para suas populações. A prática da bioeconomia no empreendedorismo amazônico tem cada vez mais reforçado a percepção de que modelos de negócios que incorporam o cuidado com a natureza são um pilar fundamental para o crescimento econômico regional.

É necessário destacar que uma transição ampla e robusta para um modelo de negócios regido pela bioeconomia depende de um esforço coletivo e de uma abordagem holística. A criação de cadeias produtivas inovadoras e sustentáveis na Amazônia é tarefa multinível e multissetorial. Ela deve ser impulsionada pelos setores privado e público, nacional e internacional, em diálogo com os povos e comunidades tradicionais, visando o estabelecimento de parcerias que respondam às demandas do mercado, mas que principalmente respeitem as necessidades das pessoas e da floresta. Nesse sentido, o desenvolvimento regional só será efetivo quando estiver alinhado com práticas socioambientais e for compreendido como oportunidade competitiva e prioritária pelos stakeholders locais, nacionais e internacionais. 

Por fim, o episódio explorará a conexão intrínseca entre a segurança nacional e o desenvolvimento sustentável na Amazônia, evidenciando como a promoção de um ambiente empreendedor baseado na bioeconomia pode contribuir para a proteção dos interesses estratégicos do país. A presença do Estado e a garantia de segurança multidimensional na região depende da geração de oportunidades para as populações amazônicas. O fomento a mercados lícitos e competitivos é, portanto, grande aliado ao Estado na contenção das economias ilegais que assolam diariamente a Amazônia.

Participantes:

E especialista em desenvolvimento sustentável e conservação da Amazônia, formada em Ciências Biológicas, com especialização em Projetos Sustentáveis e Mudanças Climáticas e mestrado em Zoologia, com ênfase em Ecologia e Conservação. Atua no Banco Interamericano de Desenvolvimento e na Fundación Avina, coordena o Programa Vozes pela Ação Climática Justa e tem experiência na gestão de projetos na Conservação Internacional Brasil. Indígena do povo Sateré Mawé, é cofundadora da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós e fundadora da Serena Conexões, dedicando-se à proteção ambiental e ao fortalecimento comunitário contra a violência e racismo étnico.

Economista formado pela Universidade Stanford, Diretor presidente da Bemol e co-Fundador e conselheiro da Fundação Amazonas Sustentável.

3ª TEMPORADA