Notícias

Ciclo de webinars coloca em pauta a descarbonização na área de defesa nacional

Eventos promovidos pelo Centro Soberania e Clima, com o apoio da Loughborough University e da Escola Superior de Defesa, vão discutir cenários e desafios para operações militares frente a crise climática

Novembro, 2023 – Desde que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) colocou, há cerca de dois anos, as mudanças climáticas no topo de sua agenda, os 30 países-membros da maior organização político-militar do mundo, entre eles o Reino Unido, vêm discutindo e buscando alternativas de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na área de defesa nacional. Também têm considerado a crise climática como uma questão de segurança nacional, já que pode alimentar conflitos ligados à água, a territórios, às áreas agrícolas, forçando milhões de pessoas a se  deslocarem de seus locais de moradia.

O Brasil, país aliado preferencial extra-OTAN e um dos mais biodiversos do mundo, também tem procurado discutir os impactos climáticos na cadeia da defesa nacional e os caminhos para descarbonização do setor. Para contribuir nessa discussão e trazer dados técnico-científicos, o Centro Soberania e Clima promove a partir de novembro um ciclo internacional de webinars que tratará de temas ligados aos potenciais cenários e desafios para as operações militares neste contexto.

Os eventos têm apoio do Projeto NETZMIL, da Loughborough University (Reino Unido), e do Núcleo de Capacitação em Economia de Defesa e Desenvolvimento de Força (NCAD) da Escola Superior de Defesa (ESD). O NETZMIL foi criado após consultas à OTAN e à Defesa do Reino Unido e tem o objetivo de avaliar o impacto real e potencial das ambições do governo do país na descarbonização nas operações militares.

O primeiro de quatro webinars será realizado online no dia 16 de novembro, às 11h. Tem como tema “Mudanças Climáticas e Defesa Nacional” e contará com a participação de:

Richard Nugee, general do Exército Britânico e membro não-executivo do Comitê de Segurança e Meio Ambiente na Defesa;

Sergio Etchegoyen, general de Exército da reserva, cofundador e presidente do Conselho do Centro Soberania e Clima;

Duncan Depledge, pesquisador chefe do Projeto NETZMIL e professor de Geopolítica e Relações Internacionais (Loughborough University);

Tamiris Santos, pesquisadora associada ao Projeto NETZMIL;

Peterson Ferreira da Silva, professor da Escola Superior de Defesa.

Será discutido de que forma a defesa nacional tem incorporado a agenda de mudanças climáticas e sustentabilidade em suas práticas em prol da garantia de vantagens operacionais em diferentes cenários e áreas de operações, com um cenário futuro em que a disponibilidade de combustíveis fósseis será menor e, com isso, a competição por recursos estratégicos e pela vanguarda e supremacia das tecnologias que garantam maior autonomia energética será mais acirrada.

Além disso, haverá uma troca de experiências com o Reino Unido, que tem investido na área. No início deste ano, a Royal Air Force (RAF), braço aéreo das Forças Armadas do Reino Unido, usou combustível de aviação sustentável (SAF) misturado ao regular para obter o primeiro reabastecimento deste tipo em ar em um caça Typhoon e um C-130 Hercules. Um avião-tanque Voyager da RAF, que já havia sido testado com combustível 100% sustentável, entregou o material aos outros dois.

Mais três eventos do ciclo estão programados para 2024 e tratarão de “Inovações Sustentáveis e Economia de Defesa”; “O Papel do Estado na Descarbonização da Indústria de Defesa”; “Defesa e Novas Tecnologias Sustentáveis: o caso do Combustível Sustentável de Aviação (SAF)”.

SERVIÇO

O que: ciclo de webinar Clima, Sustentabilidade e Defesa

Quando: o primeiro será no dia 16 de novembro, às 11h

Onde: no canal do Youtube do @soberaniaeclima

Mais informações: https://soberaniaeclima.org.br/ciclo-de-webinars/webinar-mudancas-climaticas-e-o-setor-de-defesa/

Últimas notícias