Notícias

Ciclo de webinars coloca em pauta a descarbonização na área de defesa nacional

Eventos promovidos pelo Centro Soberania e Clima, com o apoio da Loughborough University e da Escola Superior de Defesa, vão discutir cenários e desafios para operações militares frente a crise climática

Novembro, 2023 – Desde que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) colocou, há cerca de dois anos, as mudanças climáticas no topo de sua agenda, os 30 países-membros da maior organização político-militar do mundo, entre eles o Reino Unido, vêm discutindo e buscando alternativas de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na área de defesa nacional. Também têm considerado a crise climática como uma questão de segurança nacional, já que pode alimentar conflitos ligados à água, a territórios, às áreas agrícolas, forçando milhões de pessoas a se  deslocarem de seus locais de moradia.

O Brasil, país aliado preferencial extra-OTAN e um dos mais biodiversos do mundo, também tem procurado discutir os impactos climáticos na cadeia da defesa nacional e os caminhos para descarbonização do setor. Para contribuir nessa discussão e trazer dados técnico-científicos, o Centro Soberania e Clima promove a partir de novembro um ciclo internacional de webinars que tratará de temas ligados aos potenciais cenários e desafios para as operações militares neste contexto.

Os eventos têm apoio do Projeto NETZMIL, da Loughborough University (Reino Unido), e do Núcleo de Capacitação em Economia de Defesa e Desenvolvimento de Força (NCAD) da Escola Superior de Defesa (ESD). O NETZMIL foi criado após consultas à OTAN e à Defesa do Reino Unido e tem o objetivo de avaliar o impacto real e potencial das ambições do governo do país na descarbonização nas operações militares.

O primeiro de quatro webinars será realizado online no dia 16 de novembro, às 11h. Tem como tema “Mudanças Climáticas e Defesa Nacional” e contará com a participação de:

Richard Nugee, general do Exército Britânico e membro não-executivo do Comitê de Segurança e Meio Ambiente na Defesa;

Sergio Etchegoyen, general de Exército da reserva, cofundador e presidente do Conselho do Centro Soberania e Clima;

Duncan Depledge, pesquisador chefe do Projeto NETZMIL e professor de Geopolítica e Relações Internacionais (Loughborough University);

Tamiris Santos, pesquisadora associada ao Projeto NETZMIL;

Peterson Ferreira da Silva, professor da Escola Superior de Defesa.

Será discutido de que forma a defesa nacional tem incorporado a agenda de mudanças climáticas e sustentabilidade em suas práticas em prol da garantia de vantagens operacionais em diferentes cenários e áreas de operações, com um cenário futuro em que a disponibilidade de combustíveis fósseis será menor e, com isso, a competição por recursos estratégicos e pela vanguarda e supremacia das tecnologias que garantam maior autonomia energética será mais acirrada.

Além disso, haverá uma troca de experiências com o Reino Unido, que tem investido na área. No início deste ano, a Royal Air Force (RAF), braço aéreo das Forças Armadas do Reino Unido, usou combustível de aviação sustentável (SAF) misturado ao regular para obter o primeiro reabastecimento deste tipo em ar em um caça Typhoon e um C-130 Hercules. Um avião-tanque Voyager da RAF, que já havia sido testado com combustível 100% sustentável, entregou o material aos outros dois.

Mais três eventos do ciclo estão programados para 2024 e tratarão de “Inovações Sustentáveis e Economia de Defesa”; “O Papel do Estado na Descarbonização da Indústria de Defesa”; “Defesa e Novas Tecnologias Sustentáveis: o caso do Combustível Sustentável de Aviação (SAF)”.

SERVIÇO

O que: ciclo de webinar Clima, Sustentabilidade e Defesa

Quando: o primeiro será no dia 16 de novembro, às 11h

Onde: no canal do Youtube do @soberaniaeclima

Mais informações: https://soberaniaeclima.org.br/ciclo-de-webinars/webinar-mudancas-climaticas-e-o-setor-de-defesa/

Últimas notícias

Soberania e Clima
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.