Com mais de 15 anos de experiência, Mariana Nascimento Plum assume liderança do think tank
O Centro Soberania e Clima anuncia que Mariana Nascimento Plum assume o cargo de diretora executiva, desempenhando um papel fundamental na consolidação do think tank como um espaço de discussão voltado a produzir e disseminar conhecimento e informação nas áreas ligadas à defesa, à segurança e ao clima.
Com uma sólida carreira de mais de 15 anos no setor de defesa, Mariana atua no Centro desde sua fundação, onde já vinha sendo a força motriz por trás da execução de projetos, pesquisas e produtos. Antes, havia exercido as funções de professora, pesquisadora e coordenadora de Relações Institucionais da Escola Superior de Guerra entre 2018 e 2021, professora de Relações Internacionais na UDF entre 2016 e 2018, pesquisadora do Centro de Estudos Estratégicos de Relações Internacionais em 2016, assessora do Ministro da Defesa entre 2011 e 2015, entre outras funções.
Atualmente, cursa doutorado em Política Internacional no Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, instituição onde também fez mestrado. Tem vasto conhecimento nas complexas intersecções entre segurança, soberania e mudanças climáticas.
Participou recentemente como professora visitante do curso “Mudanças climáticas e as implicações para a segurança e defesa”, promovido pelo Centro de Estudos de Defesa Hemisférica William J. Perry da Universidade de Defesa Nacional dos Estados Unidos, e também foi a representante do Centro no simpósio “O Ambiente Estratégico do Século XXI”, no contexto da revisão do Livro Branco de Defesa Nacional 2024 (LBDN 2024) e no Workshop de Revisão do Livro Defesa e Meio Ambiente.
O Centro Soberania e Clima se consolidou nos últimos dois anos como um espaço de produção e disseminação de conhecimento visando uma convergência construtiva de propósitos, com debates democráticos e críticos entre profissionais e dirigentes da defesa, segurança, relações exteriores, setor privado e científico, academia e sociedade civil. Tem como presidentes do Conselho de Administração, o general Sergio Westphalen Etchegoyen, e do Centro, Raul Jungmann, além de Marcelo Furtado, como membro do Conselho de Administração, todos fundadores da instituição.
Mais informações sobre a governança do Centro em https://soberaniaeclima.org.br/sobre/