Eventos

Webinar “Inovações Sustentáveis e Economia de Defesa”

O Centro Soberania e Clima realizou, em 1 de março, às 11h, a segunda parte do Ciclo de Webinars “Clima, Sustentabilidade e Defesa”, com o tema “Inovações Sustentáveis e Economia de Defesa”.

Esse Ciclo de Webinars é promovido em parceria com o Núcleo de Capacitação em Economia de Defesa e Desenvolvimento de Força (NCAD) da Escola Superior de Defesa (ESD), o Projeto NETZMIL e apoiado pelo Vice-Reitor Associado de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Loughborough University (Reino Unido). 

O objetivo do Ciclo é debater os desafios e as oportunidades que a agenda das mudanças climáticas traz para a segurança e defesa nacionais, compreendendo desde as visões atuais com base nas iniciativas governamentais em andamento, até análises prospectivas referentes às tecnologias empregadas no enfrentamento e na mitigação dos efeitos impostos por essas mudanças. 

Neste sentido, alguns dos tópicos a serem discutidos incluem os potenciais cenários e desafios para as operações militares no contexto de descarbonização, os desafios de implementação da agenda nos âmbitos político e econômico, desafios e oportunidades de inovação tecnológica e a atuação da indústria de defesa, reflexos desta agenda nas relações entre a defesa e a sociedade civil, entre outros. O Ciclo está sendo realizado conforme a seguinte programação:

  1. 16 de novembro/2023: Webinar – Mudanças Climáticas e Defesa Nacional
  2. 1 de Março/2024: Webinar – Inovações Sustentáveis e Economia de Defesa
  3. 26 de abril/2024: Webinar – O Papel do Estado na Descarbonização da Indústria de Defesa
  4. 24 de maio/2024: Webinar – Defesa e Novas Tecnologias Sustentáveis: o Caso do Combustível Sustentável de Aviação (SAF)

Neste segundo webinar, intitulado “Inovações Sustentáveis e Economia de Defesa”, serão discutidos a adaptação de equipamentos militares no contexto de descarbonização, os desafios de incentivo à inovação sustentável nos âmbitos público e privado, a atuação da academia e da indústria de defesa nesse cenário e as oportunidades que essa agenda traz para a defesa e para a sociedade. Reconhecendo que os custos impingidos pelas mudanças climáticas possuem considerável impacto no futuro, conforme apontado desde 2018 no relatório de Tendências Estratégicas Globais do Ministério da Defesa Britânico, e que os impactos na fauna, na flora, na mobilidade e no acesso a recursos são diversos, a busca por inovações tecnológicas têm ganhado destaque. Por um lado, a convergência de esforços nesta busca demonstra engajamento e compromisso com os esforços globais para se atingirem as metas do Net Zero, estabelecidas no Acordo de Paris em 2015. Por outro, a existência de outras demandas prioritárias na pasta da defesa e das limitações de orçamento constituem obstáculos consideráveis.

Assim, esse webinar buscará responder às seguintes perguntas:

  • Quais os impactos que as inovações sustentáveis têm trazido na busca pela transição energética no atual momento? 
  • Quais as consequências dessa busca para o orçamento governamental e para o orçamento de defesa?
  • Quais os principais desafios para a adoção de inovações sustentáveis, em termos orçamentários e em termos de desenvolvimento, para o setor da defesa?
  • Quanto a projetos, pesquisa e desenvolvimento, quais seriam as principais oportunidades para cooperação, nos âmbitos doméstico e externo, civil e militar, que podem gerar impactos positivos não só para a defesa, mas para os esforços nacionais de adaptação e mitigação dos efeitos causados pelas mudanças climáticas?

Essas e outras questões serão debatidas pelos seguintes especialistas de diferentes setores:

Sarah Ashbridge, Analista no Defence Science and Technology Laboratory (DSTL/UK MoD)

Larissa Querino, Especialista na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

William Rospendowski, Superintendente na Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

Dra. Tamiris Santos, Pesquisadora Associada ao Projeto NETZMIL (Loughborough University)

EVENTOS E WEBINARS

Mudanças Climáticas e Defesa Nacional

Mudanças Climáticas e Defesa Nacional

Neste primeiro webinar, intitulado “Mudanças Climáticas e Defesa Nacional”, do ciclo “Clima, Sustentabilidade e Defesa” realizado em parceria com o Projeto NETZMIL, sediado na Loughborough University (Reino Unido) e com o Núcleo de Capacitação em Economia de Defesa e...

ler mais
Ciclo de Webinars “Clima, Sustentabilidade e Defesa”

Ciclo de Webinars “Clima, Sustentabilidade e Defesa”

Em parceria com o Projeto NETZMIL, sediado na Loughborough University (Reino Unido) e com o Núcleo de Capacitação em Economia de Defesa e Desenvolvimento de Força (NCAD) da Escola Superior de Defesa (ESD), o Centro Soberania e Clima promoverá o Ciclo de Webinars...

ler mais