Notícias

Reportagem publicada no Valor Econômico destaca atuação do Centro Soberania e Clima

O jornal Valor Econômico publicou, nesta sexta-feira (9), uma reportagem destacando a atuação do Centro Soberania e Clima, e uma declaração conjunta dos diretores do Centro, Raul Jungmann, Sergio Etchegoyen e Marcelo Furtado, sobre a exploração de petróleo no litoral do Amapá.

Diante do impasse, o Centro Soberania e Clima defende que, antes de tudo, o tema seja discutido com sobriedade porque os dois lados (soberanistas e ambientalistas) têm argumentos válidos e a convergência pode ser encontrada, desde que as conversas sejam feitas com “boa-fé”.

“Queremos ajudar a chegar a uma decisão racional, que não seja ideologizada nem por um lado nem pelo outro”, comenta o presidente do Soberania e Clima, Raul Jungmann, ex-ministro da Defesa entre 2016 e 2018. “Há de se encontrar uma saída que não desequilibre e atenda aos interesses do Estado brasileiro, mas que não comprometa o bioma”.

Os diretores destacaram ainda a realização da 1ª Conferência Internacional sobre Soberania e Clima, que acontecerá na Escola Superior de Defesa (ESD) nos próximos dias 28 e 29 de junho, como uma das ações promovidas pelo Centro para estabelecer esses espaços de diálogo crítico e plural. Segundo Marcelo Furtado, “Não é nada trivial. Mais além da elaboração de documentos, estamos tentando gerar um ambiente propício para encontrar pontos em comum que já estamos vendo que existem”.

Para ler o artigo completo acesse: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/06/09/foz-do-amazonas-requer-debate-livre-e-transparente.ghtml

Últimas notícias