Notícias

O Centro Soberania e Clima visita à Associação Pró Amazônia URIHI Á

Compartilhe

Nos dias 2 e 3 de maio, integrantes do Centro Soberania e Clima e alguns parceiros – Julia Norat, representando o Instituto Clima e Sociedade; Denis Minev, Diretor-presidente da Bemol e Cofundador da Fundação Amazônia Sustentável; Phelippe Daou Junior, CEO do Grupo Rede Amazônica; o Comando Militar da Amazônia; e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – visitaram as instalações da Associação Pró Amazônia URIHI Á, presidida por José Hugo Volkmer, co-fundador do Centro.

A Associação atua na BR 319, no estado do Amazonas, entre os municípios de Careiro Castanho e Igapó Açú. Nessa localidade, conduzem um projeto de reflorestamento que busca promover o desenvolvimento sustentável aliado ao desenvolvimento econômico, coibindo ações de desmatamento e degradação ambiental. Para tal, a Associação realiza o plantio de mudas de árvores nativas da Amazônia em áreas desmatadas, restaurando o meio ambiente e auxiliando os moradores da região na venda dos produtos provenientes dessas árvores. A ação oferece emprego e renda para a população local, integrando sua atividade financeira com a preservação da floresta em pé.

A comitiva também visitou o Comando Militar da Amazônia (CMA) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), entidades importantes para a defesa, a segurança e a proteção ambiental da região Amazônica. No CMA, foi recepcionada pelo Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, que apresentou as ações realizadas pelo Exército Brasileiro na região e os principais desafios enfrentados. No CENSIPAM, assistiram à apresentação do Dr. Harley Moraes, do Gerente do Centro Regional de Manaus, Dr. Franklin Teixeira, e da Dra. Edileuza de Melo Nogueira, Coordenadora-Geral de Monitoramento Ambiental. Ainda conheceram o aplicativo do CENSIPAM desenvolvido para apoiar os órgãos parceiros na condução de operações de combate aos crimes ambientais.

Confira a cobertura:

Fotos: © Valéria Amorim

Últimas notícias