Notícias

Centro Soberania e Clima lança escola e abre inscrições para primeiro curso

Compartilhe

O Centro Soberania e Clima lança a Escola Soberania e Clima, que tem a missão de promover o letramento e a qualificação de profissionais e cidadãos em temas cruciais como mudança do clima, desenvolvimento sustentável, preservação ambiental, segurança, defesa, soberania e democracia. 

Destinada a alunos de graduação e pós-graduação, profissionais de áreas correlatas, servidores públicos e demais interessados, a Escola oferece uma plataforma de aprendizado robusta e acessível. O objetivo é produzir e disseminar conhecimento, fomentar debates e qualificar o diálogo, contribuindo para que os alunos consigam lidar com a complexa interface entre questões ligadas à soberania e ao clima. 

Os cursos e eventos serão conduzidos por profissionais renomados e estão desenhados para proporcionar uma formação abrangente e prática, essencial para a elaboração de políticas públicas inclusivas e baseadas em evidências.

“A emergência climática vem impondo novos desafios ao mundo, como os que temos visto com as enchentes no Rio Grande do Sul, e exige respostas inovadoras. Nos últimos anos, o Centro Soberania e Clima tem trabalhado para fomentar a reflexão sobre questões relacionadas ao meio ambiente e à crise climática e como elas afetam, por exemplo, as Forças Armadas, a segurança e a soberania. A Escola é a consolidação de um compromisso que assumimos com a educação de qualidade e a promoção de diálogos essenciais para o enfrentamento desses desafios contribuindo para um Brasil mais preparado, justo, resiliente e democrático” diz a diretora-executiva do Centro, Mariana Nascimento Plum.

O primeiro curso, gratuito e realizado a distância, será o de “Mudança do Clima e as Agendas de Segurança e Defesa”. As inscrições estarão abertas a partir do dia 26 de julho. A coordenação acadêmica é da professora Beatriz Mattos, doutora em Relações Internacionais, com a coordenação pedagógica de Maria Alessandra Lima Moulin.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário (disponível no site da Escola) e haverá uma taxa de R$ 25,00. A aula inaugural será em agosto, ao vivo, aberta a todos os interessados. Entre os participantes estarão Raul Jungmann, presidente do Centro Soberania e Clima e do IBRAM; o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores; Ana Toni, secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Maria Netto, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade; general Costa Neves, comandante militar da Amazônia, com moderação da coordenadora acadêmica do curso Beatriz Mattos.

Saiba mais sobre a Escola Soberania e Clima em https://escola.soberaniaeclima.org.br

Últimas notícias

Soberania e Clima
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.