O Centro Soberania e Clima lança a Escola Soberania e Clima, que tem a missão de promover o letramento e a qualificação de profissionais e cidadãos em temas cruciais como mudança do clima, desenvolvimento sustentável, preservação ambiental, segurança, defesa, soberania e democracia.
Destinada a alunos de graduação e pós-graduação, profissionais de áreas correlatas, servidores públicos e demais interessados, a Escola oferece uma plataforma de aprendizado robusta e acessível. O objetivo é produzir e disseminar conhecimento, fomentar debates e qualificar o diálogo, contribuindo para que os alunos consigam lidar com a complexa interface entre questões ligadas à soberania e ao clima.
Os cursos e eventos serão conduzidos por profissionais renomados e estão desenhados para proporcionar uma formação abrangente e prática, essencial para a elaboração de políticas públicas inclusivas e baseadas em evidências.
“A emergência climática vem impondo novos desafios ao mundo, como os que temos visto com as enchentes no Rio Grande do Sul, e exige respostas inovadoras. Nos últimos anos, o Centro Soberania e Clima tem trabalhado para fomentar a reflexão sobre questões relacionadas ao meio ambiente e à crise climática e como elas afetam, por exemplo, as Forças Armadas, a segurança e a soberania. A Escola é a consolidação de um compromisso que assumimos com a educação de qualidade e a promoção de diálogos essenciais para o enfrentamento desses desafios contribuindo para um Brasil mais preparado, justo, resiliente e democrático” diz a diretora-executiva do Centro, Mariana Nascimento Plum.
O primeiro curso, gratuito e realizado a distância, será o de “Mudança do Clima e as Agendas de Segurança e Defesa”. As inscrições estarão abertas a partir do dia 26 de julho. A coordenação acadêmica é da professora Beatriz Mattos, doutora em Relações Internacionais, com a coordenação pedagógica de Maria Alessandra Lima Moulin.
As inscrições podem ser feitas por meio de formulário (disponível no site da Escola) e haverá uma taxa de R$ 25,00. A aula inaugural será em agosto, ao vivo, aberta a todos os interessados. Entre os participantes estarão Raul Jungmann, presidente do Centro Soberania e Clima e do IBRAM; o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores; Ana Toni, secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Maria Netto, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade; general Costa Neves, comandante militar da Amazônia, com moderação da coordenadora acadêmica do curso Beatriz Mattos.
Saiba mais sobre a Escola Soberania e Clima em https://escola.soberaniaeclima.org.br