Notícias

Workshop em Brasília aborda desafios climáticos e segurança nacional 

Compartilhe

O Workshop “Política e Estratégia de Defesa e Mudanças Climáticas”, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, destacou-se como um marco importante na integração de esforços do Centro Soberania e Clima relacionados à segurança nacional e mudanças climáticas. O evento, que ocorreu em Brasília, foi organizado pelo Centro em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da UnB, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança Internacional (GEPSI-UnB), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e o Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE). 

Especialistas de diversas áreas, incluindo dos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Defesa, Justiça e Relações Exteriores, Universidade de Brasília (UnB), Escola Superior de Defesa (ESD), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB), Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), Instituto Talanoa e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), se reuniram no Censipam para discutir os desafios e oportunidades que a agenda das mudanças climáticas traz para o setor de defesa e segurança brasileiro. 

A Ministra Liliam Chagas, Diretora do Departamento de Clima do Ministério das Relações Exteriores, enfatizou a relevância do evento, ressaltando a importância da convergência de diferentes perspectivas para abordar o impacto das mudanças climáticas na segurança e defesa do Brasil. “Um evento como esse, de conversa e de interação, é super importante porque reúne diferentes entidades que às vezes têm olhares mais específicos sobre a questão do clima e como isso impacta na segurança e na defesa do Brasil”, disse. 

Nos dois dias de evento, seis painéis abordaram temas cruciais como iniciativas estatais de contenção dos efeitos da emergência climática, adaptação das forças militares a cenários em transformação devido às mudanças climáticas e inovação tecnológica sustentável.  

“Esse workshop é de extrema relevância, porque ele está tratando diretamente de um dos temas que, na verdade, configuram um dos maiores desafios do século XX, que são as mudanças climáticas. E por meio das discussões que a gente teve, ficou e está muito claro que a mudança do clima não é uma questão estritamente ambiental. Na verdade, envolve diplomacia, comércio, direitos humanos, envolve diversas outras agendas e, no que toca à parte de segurança, é uma agenda que também deve ser observada”, afirmou Julia Norat, advogada especialista em uso da terra no Instituto Clima e Sociedade (iCS). 

Além de fomentar discussões, o evento teve o objetivo de subsidiar formadores de opinião e tomadores de decisão nas áreas de defesa e segurança, visando contribuir para a atualização dos principais documentos que orientam a defesa nacional, incluindo a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional, para o quadriênio 2024-2027. 

A ênfase no diálogo e na colaboração entre diferentes setores foi um dos principais destaques do evento. Como observado pelo Coronel de Engenharia Andreos Souza. “Nós estamos juntos, pensando sobre um foco e um mesmo objetivo. Ao sentarmos numa mesa, debatermos sobre o assunto, a gente tem capacidade de aumentar o conhecimento e trazer novas soluções. Eu acredito que com experiências como essas, essas interações entre várias camadas da sociedade para tratar sobre soberania e clima, nós teremos consciência sobre a situação existente, capacidade de desenvolver novas tecnologias e de propor soluções mais eficientes e eficazes”, afirmou. 

Destacando a crescente importância e influência das mudanças climáticas no dia a dia e nas políticas governamentais do Brasil e do mundo, o encontro em Brasília foi um passo importante para a integração de políticas climáticas nas estratégias de defesa e segurança nacional. 

Últimas notícias