Neste primeiro webinar, intitulado “Mudanças Climáticas e Defesa Nacional”, do ciclo “Clima, Sustentabilidade e Defesa” realizado em parceria com o Projeto NETZMIL, sediado na Loughborough University (Reino Unido) e com o Núcleo de Capacitação em Economia de Defesa e Desenvolvimento de Força (NCAD) da Escola Superior de Defesa (ESD), será discutido de que forma a Defesa tem empregado a agenda de mudanças climáticas e sustentabilidade em suas práticas em prol da garantia de vantagens operacionais em diferentes cenários e áreas de operações, tendo em tela um futuro em que a disponibilidade de combustíveis fósseis será menor e, com isso, a competição tanto por recursos estratégicos quanto pela própria vanguarda e supremacia das tecnologias que garantam maior autonomia energética será mais acirrada. Este primeiro debate tem por objetivo, portanto, apresentar o estado atual desta discussão, compartilhando desafios e perspectivas que a agenda traz para a defesa no Brasil e no Reino Unido, considerando as especificidades de cada país em termos de doutrina, capacidades, preparo e hipóteses de emprego.
Além disso, propomos também a discussão sobre boas práticas sustentáveis que estão sendo estudadas e implementadas em outros países em termos de defesa nacional, dentre elas, a descarbonização. Ainda que o setor de defesa brasileiro não contribua tanto para as emissões de carbono quanto, por exemplo, o norte-americano ou o britânico, o país deve ser um ator relevante no debate, em função da posição geopolítica e dos ativos ambientais que possui, como a Amazônia, até mesmo para identificar os desafios e as oportunidades que o desenvolvimento tecnológico nesta área apresenta, a fim que tais fatores não sejam um empecilho ao preparo e ao emprego das Forças Armadas, à modernização de nossa Indústria de Defesa e, em última instância, à manutenção de nossa soberania.
Assim, esse webinar buscará responder às seguintes perguntas:
- Em que medida a pauta das mudanças climáticas e as áreas de defesa e segurança se relacionam e quais os principais desafios no Brasil e no Reino Unido em termos gerais?
- Tendo em mente os desafios, quais as oportunidades que se apresentam para o Brasil diante deste contexto? Qual seria o papel da defesa nisso?
- E no caso do Reino Unido? Quais as oportunidades e que lições poderiam ser destacadas diante das ações em curso?
Essas e outras questões serão debatidas pelos seguintes especialistas de diferentes setores:
– Richard Nugee, General do Exército Britânico. Membro não executivo do Comitê de Segurança e Meio Ambiente na Defesa (DSEC – Defence Safety and Environment Committee).
– Sergio Etchegoyen, General de Exército da reserva. Presidente do Conselho e cofundador do
Centro Soberania e Clima
– Prof. Dr. Duncan Depledge, Pesquisador Chefe do Projeto NETZMIL e Professor de Geopolítica e Relações Internacionais (Loughborough University)
– Dra. Tamiris Santos, Pesquisadora Associada ao Projeto NETZMIL (Loughborough University)
– Prof. Dr. Peterson Ferreira da Silva, Professor da Escola Superior de Defesa (ESD)