Neste webinar, com o apoio do National Endowment for Democracy (NED), o Centro Soberania e Clima promoverá uma discussão sobre a relação entre o conceito de soberania e as questões ambientais na Amazônia brasileira. Ele faz parte do Ciclo de Webinars “Democracia, Soberania e Clima”, no qual serão discutidas interseções entre temas das agendas de Soberania e de Clima, a partir de seus impactos na formulação de políticas públicas e no fortalecimento de processos democráticos participativos no Brasil.
O Webinar “Agenda ambiental: um cavalo de Tróia para a soberania brasileira?” pretende discutir, a partir de artigo escrito pelo Prof. Tássio Franchi, como questões ambientais relacionadas à Amazônia brasileira atraem atenção internacional e potencialmente servem como mecanismo de constrangimento externo nos assuntos internos do Brasil. O autor afirma que denúncias de crimes ambientais e de crimes contra povos indígenas são debatidos no meio político internacional, sem levar em conta as complexidades que envolvem a região e esses povos; por vezes não buscando realmente abordar ou trazer contribuições para os problemas centrais, usando esses temas selecionados como pretextos para travar negociações de acordos comerciais benéficos aos próprios países. Em síntese, o texto explora o conceito de soberania nacional frente às pressões globais e os impactos das agendas internacionais sobre a ação governamental brasileira, apontando que existem complexidades e nuances dessa interação geopolítica, para além do bem comum da preservação ambiental ou da proteção dos povos indígenas.
O debate, portanto, traz à tona os seguintes questionamentos: Como a agenda ambiental tem sido usada por outros países para constranger a postura brasileira no cenário internacional? De que forma o Brasil pode se apropriar dessa agenda reforçando, ao mesmo tempo, a sua soberania e o seu compromisso com o meio ambiente? Quais são as principais divergências e convergências enfrentadas por negociadores, tomadores de decisão e formuladores de políticas públicas no Brasil com relação ao nexo Soberania-Meio Ambiente? Há caminhos possíveis para solucionar essa tensão?
Essas e outras indagações serão debatidas por especialistas de diferentes setores:
– Ministra Liliam Chagas, Diretora do Departamento de Clima do Ministério das Relações Exteriores
– Tássio Franchi, Professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)- Sergio Etchegoyen, General de Exército da reserva. Presidente do Conselho de Administração e cofundador do Centro Soberania e Clima
– Gabriela Savian, Diretora adjunta de Políticas Públicas do IPAM, é engenheira agrônoma formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em 2007, com especialização em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2009.
– Sergio Etchegoyen, General de Exército da reserva. Presidente do Conselho de Administração e cofundador do Centro Soberania e Clima