Eventos

O que o Brasil vê como oportunidades e desafios para a agenda da Soberania e do Clima?
Compartilhe

A competição por recursos naturais, o estresse hídrico, a insegurança alimentar, as dependências energéticas, as novas ondas migratórias e a elevação dos níveis do mar são exemplos de ameaças à paz social e à soberania territorial de diversos países que têm relação e podem ser agravados pela crise climática. Enquanto o clima não está sujeito a limites territoriais, as nações precisam enfrentar os desafios de escala planetária em suas localidades.

O Brasil está no centro da discussão sobre governança global climática e ambiental. O país é detentor de cerca de 15 a 20% da biodiversidade global, contendo em seu território dois hotspots de biodiversidade – a Mata Atlântica e o Cerrado –, seis diferentes biomas e três grandes ecossistemas marítimos. Esses fatores conferem à biodiversidade brasileira um novo significado geopolítico que interessa não apenas ao Brasil e aos Estados vizinhos, que detêm direitos soberanos sobre porções da Amazônia dentro de seus territórios, mas também aos Estados, comunidades e indivíduos cujos interesses podem ser afetados pelas consequências climáticas decorrentes de ações que geram impactos sociais, econômicos e políticos, evidenciando a importância de uma governança global climática.

Diante deste contexto, quais prioridades mobilizam os objetivos nas perspectivas do clima e da soberania? Como se posicionar geopoliticamente num tabuleiro de interesses repletos de agendas nacionais? Como construir convergências para aproveitar a posição privilegiada do país e não desperdiçar nossas oportunidades, nossos recursos e nossa prosperidade?  Como garantir a liderança brasileira na política global do clima?

O Webinar “O que o Brasil vê como oportunidades e desafios para a agenda da Soberania e do Clima?” pretende debater essas e outras questões com especialistas de diferentes áreas:

Sergio Etchegoyen – Presidente do Conselho de Administração do Centro Soberania e Clima e Ex-Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República

– Ana Flávia Barros – Professora do IREL/UNB e colaboradora da Escola Superior de Defesa (ESD).

Raoni Rajão – Professor de Gestão Ambiental e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia da UFMG e pesquisadorconvidado do Wilson Center.

EVENTOS E WEBINARS

Aula Inaugural | Escola Soberania e Clima

Aula Inaugural | Escola Soberania e Clima

No webinar “Os Nexos entre Soberania, Mudança do Clima e Segurança”, que também é a aula inaugural do curso “Mudança do Clima e as Agendas de Segurança e Defesa”, o Centro Soberania e Clima promoverá uma discussão inicial a respeito das relações entre mudança do clima...

ler mais
Soberania e Clima
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.