Eventos

A ameaça da crise global de alimentos: dimensões, riscos e possíveis respostas
Compartilhe

Guerra na Ucrânia, pandemia da COVID-19 e mudança climática. A combinação desses três fatores fez o número de pessoas em situação de grave insegurança alimentar se multiplicar por duas vezes e meia nos últimos dois anos. Segundo dados do relatório Global Food Crisis/2022, do World Food Program, programa das Nações Unidas, 345 milhões de pessoas passam fome no mundo hoje.

A proporção é maior na África, mas o drama humano está presente em todos os continentes. Além do aspecto humanitário, o rápido aumento do número de pessoas em situação de grave insegurança alimentar eleva os riscos globais de ocorrência de conflitos violentos e migrações forçadas.

Este webinar, organizado em parceria com a Fundação Fernando Henrique Cardoso, visa avaliar a dimensão da crise alimentar, discutir as suas possíveis consequências geopolíticas e apontar respostas que possam mitigar o drama humanitário que atualmente atinge uma população equivalente à dos Estados Unidos, em 82 diferentes países.

PALESTRANTES

– Ana Yang Mestre em políticas sociais e desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE), é diretora executiva do Chatham House Sustainability Accelerator e presidente do conselho do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Trabalhou na Children’s Investment Fund Foundation e foi diretora executiva da Forest Stewardship Initiative do FSC Brasil. Seus interesses concentram-se em como impulsionar a mudança para um futuro mais justo e sustentável.

– Marcos Jank Engenheiro agrônomo, é professor sênior de agronegócio do Insper e coordenador do centro Insper Agro Global. Foi presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e do Instituto de Estudos do Comércio e das Negociações Internacionais (ICONE). Trabalhou durante dez anos com temas internacionais do agronegócio na Europa, nos EUA e na Ásia. É membro do conselho de diversas empresas e integrou o board of trustees do International Food Policy Research Institute (Washington, DC).

– Sergio Etchegoyen General de Exército da Reserva, é presidente do conselho de administração do Centro Soberania e Clima. Foi ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e chefe do Estado Maior do Exército. MEDIAÇÃO – Sergio Fausto Cientista político, é diretor geral da Fundação FHC e codiretor do projeto Plataforma Democrática e da coleção “O Estado da Democracia na América Latina”.

– Felipe Sampaio Coordenador de Projetos do Centro Soberania e Clima

EVENTOS E WEBINARS