Eventos

O que esperar da agenda da Soberania e do Clima para os próximos quatro anos?
Compartilhe

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de 2022 foi mais uma vez categórico ao apontar que a janela de ação para limitar o aquecimento global e, nesse sentido, garantir um futuro habitável no planeta é agora.

Nos cenários avaliados pelo IPCC, limitar o aquecimento global a cerca de 1,5°C exige que as emissões globais de gases de efeito estufa atinjam o pico antes de 2025, e sejam reduzidas em 43% até 2030. Mesmo que essas medidas sejam bem sucedidas, o relatório aponta que é quase inevitável que o planeta exceda, ainda que temporariamente, esse limite de temperatura, contudo, sendo possível ficar abaixo desse limite até o final do século. Nesse contexto, o relatório ainda reforça a necessidade de uma ação climática acelerada e equitativa para o enfrentamento das mudanças climáticas – o que exige a ação e a cooperação entre os Estados, tendo em vista que os efeitos das mudanças climáticas não respeitam as fronteiras nacionais.

Como vem sendo debatido no Ciclo de Webinars: Soberania e Clima em debate, o Brasil, como detentor de parte significativa da biodiversidade global, deve ser protagonista no debate sobre governança climática e ambiental. A Amazônia, por exemplo, é responsável pelo sequestro de um grande volume de carbono da atmosfera, o que, no contexto das mudanças climáticas, é peça fundamental. No entanto, como aponta o relatório Governança e capacidades institucionais da segurança pública na Amazônia – publicação recente conjunta do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, do Centro Soberania e Clima, e do Instituto Igarapé – , “apesar de a Amazônia ser um dos grandes ativos geopolíticos e estratégicos do Brasil, há grande dificuldade de se construir convergências sobre o papel que ela ocupa na conceituação do interesse nacional e no modelo de soberania e desenvolvimento socioeconômico e ambiental dele derivado”.

Em meio a esse conjunto de desafios, nos níveis nacional e internacional, o Brasil também passa por eleições gerais, o que levanta então algumas questões: Quais são as perspectivas para a agenda da Soberania e do Clima para os próximos quatro anos? Quais políticas os próximos governantes – presidente, governadores e congressistas – devem colocar em prática para enfrentar esses desafios? Quais são os desafios atuais que o Brasil enfrenta nesse contexto? É possível pensar em cenários futuros? Quais?

O Webinar «O que esperar da agenda da Soberania e do Clima para os próximos quatro anos?» pretende discutir essas e outras questões com especialistas de diferentes áreas:

Raul Jungmann – Presidente do Centro Soberania e Clima. Ex-Ministro da Defesa, da Segurança Pública e da Reforma Agrária. Ex-presidente do IBAMA.

– Sergio Etchegoyen – Presidente do Conselho de Administração do Centro Soberania e Clima e Ex-Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Veronica Korber – Professora do Curso de Graduação em Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais e Meio Ambiente – GERIMA.

Fabio Feldmann – Fabio Feldmann é administrador de empresas formado pela Faculdade Getúlio Vargas em 1977 e advogado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1979. Foi eleito Deputado Federal por três mandatos consecutivos (1986 – 1998) e participou como Deputado Constituinte na elaboração da Constituição de 1988, sendo responsável pela elaboração do capítulo destinado ao meio ambiente, um dos textos mais completos e avançados referente à esta temática no mundo.

MEDIADOR:

– Felipe Sampaio – Membro fundador do Centro Soberania e Clima. Ex-assessor especial dos ministros da Defesa (2016-2018) e da Segurança Pública (2018); foi secretário-executivo de Segurança Urbana do Recife.

EVENTOS E WEBINARS

Aula Inaugural | Escola Soberania e Clima

Aula Inaugural | Escola Soberania e Clima

No webinar “Os Nexos entre Soberania, Mudança do Clima e Segurança”, que também é a aula inaugural do curso “Mudança do Clima e as Agendas de Segurança e Defesa”, o Centro Soberania e Clima promoverá uma discussão inicial a respeito das relações entre mudança do clima...

ler mais
Soberania e Clima
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.