Conferência Internacional sobre Soberania e Clima

PAINEL 2 | Mudanças Climáticas, Segurança e Defesa 

O painel pretende discutir de que forma a Defesa, entendida como política pública, se insere no debate mais amplo sobre meio ambiente e sustentabilidade. Diversos países têm atribuído aos seus Setores de Defesa também uma parcela de responsabilidade quanto aos desafios imediatos de adaptação às mudanças climáticas. Para a Defesa, os desafios se encontram, por exemplo, na doutrina, no preparo e no emprego militar para lidar com climas extremos e desastres naturais cada vez mais frequentes; na proteção de infraestruturas críticas; na construção de capacidades militares ecologicamente viáveis; no crescente emprego das forças em ações humanitárias; e em novas estratégias de inserção geopolítica devido, por exemplo, à alteração no nível dos oceanos. Enquanto que EUA e Europa têm fomentado o debate e a criação de políticas que levam em conta a interseção entre clima e segurança, na América do Sul o debate ainda carece de maior aprofundamento. 

No Brasil, os principais documentos norteadores do setor de defesa, Política Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Defesa, reconhecem a importância das questões climáticas. Contudo, o espaço dedicado a essa temática foi sendo reduzido nas últimas versões e os referidos documentos ainda não incorporaram as questões climáticas como fatores que impactam o planejamento do setor de Defesa, tanto no que diz respeito ao preparo e emprego das Forças para atuar na mitigação, quanto sobre os desafios que podemos enfrentar em razão da multiplicação de ameaças decorrentes das mudanças climáticas, como insegurança alimentar, hídrica e energética, acirramento de desigualdades socioeconômicas, movimentos migratórios, apenas para citar alguns.

Por outro lado, na perspectiva institucional, voltada para a gestão ambiental intramuros, já existem diretrizes bem delineadas, orientadoras de políticas voltadas à preservação, manejo e mitigação relativas às questões ambientais. No âmbito do Ministério da Defesa, o Livro Verde “Defesa e Meio Ambiente” – lançado pela primeira vez em 2017 e em processo de revisão, exemplifica esse viés, assim como a Política de Gestão Ambiental do Exército Brasileiro, aprovada em 2010, que busca consonância com a Política Nacional de Meio Ambiente e visa assegurar o aperfeiçoamento do desempenho do Exército brasileiro no tocante à preservação, proteção e melhoria da qualidade ambiental.


Data: Quarta-feira, 28 de junho de 2023

Horário: 15:00 (BRT) / 17:20 (BRT)

Keynote Speaker: Embaixador André Aranha Corrêa do Lago – Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores

Painelistas

Juan Pablo Toro  – Athena Lab 

Cel José Roberto – Escola Superior de Defesa 

Luis Bitencourt – William J Perry Center 

Maria del Mar Hidalgo Garcia – Instituto Español de Estudios Estratégicos

Moderadora: Ten Cel Selma Gonzales – Escola Superior de Defesa

Últimas notícias

Soberania e Clima
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.