Eventos

Webinar “Defesa e Meio Ambiente: a atuação das Forças Armadas brasileiras em meio à crise climática”

Este é o terceiro webinar organizado pela parceria entre o Centro Soberania e Clima, o Instituto Humanize e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Nele discutimos as conexões entre a área de Defesa e o meio ambiente no Brasil.

Os desafios impostos pelas mudanças climáticas têm particularmente impactado os contextos estratégico, tático e operacional das Forças Armadas no mundo inteiro, o que tem se refletido nas considerações que o setor de Defesa de diferentes países tem feito a respeito da atual crise. Nesse sentido, por exemplo, o Serviço Diplomático da União Europeia publicou em 2022 o “The EU climate change and defence roadmap”, reconhecendo as mudanças climáticas como um multiplicador de ameaças com implicações para a segurança e a defesa do bloco. Ainda, nos Estados Unidos, o Departamento de Defesa elevou as mudanças climáticas à categoria de “prioridade para a segurança nacional” e tem se dedicado à consecução de um Plano de Adaptação Climática em consonância com as recém-publicadas Estratégias Climáticas das três Forças Armadas.

No caso do Brasil, embora essa discussão não passe despercebida, a inclusão das mudanças climáticas em documentos oficiais de defesa, tais como a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional, ainda precisa ser feita de forma efetiva. Como aponta o estudo da pesquisadora Beatriz Mattos, ao mesmo tempo que o Brasil não será capaz de cumprir com os objetivos e os compromissos assumidos em matéria ambiental, sem o envolvimento do seu setor de Defesa, o agravamento da crise climática certamente produzirá novos desafios para as instituições conectadas à segurança e defesa nacionais. Desse modo, destaca-se a centralidade do setor de Defesa e, particularmente, das Forças Armadas, em relação às iniciativas e políticas de mitigação e adaptação climáticas no Brasil.

Tendo essa introdução como plano de fundo, surgem algumas questões iniciais para debate:

  • Em que medida o enfrentamento à crise climática constitui missão das Forças Armadas? Por quê?
  • Qual o histórico do envolvimento das Forças Armadas, no Brasil e no mundo, na contenção de riscos advindos da crise climática? Esse envolvimento tem se tornado mais frequente? De que forma ele ocorre?
  • Como as Forças Armadas têm se coordenado com outros atores locais, nacionais e internacionais para o apoio a operações voltadas a adaptação, mitigação e resiliência às mudanças climáticas?
  • Como as mudanças climáticas estão afetando atualmente a prontidão, a infraestrutura e as operações das Forças Armadas brasileiras?
  • Como a Base Industrial de Defesa será afetada pelos compromissos globais de descarbonização e quais os desafios para adaptação das empresas estratégicas de defesa?
  • Como a Defesa pode contribuir para os esforços do Estado brasileiro em termos de adaptação, mitigação e resiliência climática? E quais são os limites de sua atuação?
  • Como ampliar e dar protagonismo ao tratamento das questões climáticas nos documentos de defesa brasileiros (PND/END/LDBN)? Onde estão as lacunas desses documentos para enfrentar os desafios climáticos? Que exemplos podem ser aprendidos com outros países?

O Webinar «Defesa e Meio Ambiente: a atuação das Forças Armadas brasileiras em meio à crise climática» pretende discutir essas e outras questões com especialistas de diferentes áreas:

– Beatriz Mattos é Pesquisadora Sênior do Centro Soberania e Clima e da Plataforma Socioambiental do Brics Policy Center. Doutora pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio.

– Cel Helder Guimarães é Doutor em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (UFPE). Pós-doutor em Engenharia do Ambiente (Universidade Nova de Lisboa). Consultor do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos. Assessor de Meio Ambiente do Comando Militar do Nordeste.

– Thauan Santos é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (PPGEM/EGN) e Coordenador do Grupo Economia do Mar (GEM). Economista (UFRJ) e possui pós-doutorado em economia azul pelo Middlebury Institute of International Studies (CBE/MIIS), Califórnia, Estados Unidos.

Mila Campbell é Coordenadora de Projetos no Centro Soberania & Clima e Editora-Assistente da Revista “Diálogos Soberania e Clima”. É mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), com pesquisa nas áreas de Defesa e Segurança Internacional.

EVENTOS E WEBINARS

Aula Inaugural | Escola Soberania e Clima

Aula Inaugural | Escola Soberania e Clima

No webinar “Os Nexos entre Soberania, Mudança do Clima e Segurança”, que também é a aula inaugural do curso “Mudança do Clima e as Agendas de Segurança e Defesa”, o Centro Soberania e Clima promoverá uma discussão inicial a respeito das relações entre mudança do clima...

ler mais
Soberania e Clima
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.