Eventos

Mudanças Climáticas e Mobilidade Humana: Caminhos para a Resiliência

18 de fevereiro – Terça-Feira – 11h00 às 12h30

De acordo com o estudo Progress 2023: Periodic Global Report on the State of Solutions to Internal Displacement, do Instituto Global de Dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e da Universidade de Georgetown, ao longo da última década, o número de pessoas deslocadas internamente mais que dobrou, saltando de 33 milhões para 71 milhões. Atualmente, metade de todos os países do mundo abriga deslocados internos, frequentemente associados aos impactos da mudança do clima, a conflitos e a outras dificuldades. Ademais, segundo dados do Banco Mundial, esse número de deslocados internos pode triplicar nas próximas décadas, devido a fatores climáticos e à ausência de ações concretas para o clima.

Tendo esse panorama como plano de fundo, o webinar “Mudanças Climáticas e Mobilidade Humana: Caminhos para a Resiliência” tem como objetivo discutir os impactos das mudanças climáticas sobre a mobilidade humana, mais especificamente apontando os desafios enfrentados pelo Brasil nesse contexto.

Organizado pelo Centro Soberania e Clima e com apoio do National Endowment for Democracy (NED), este é o evento de lançamento do Estudo “Mudanças Climáticas, Migração e Deslocamento” de autoria do pesquisador Dr. Bruno Magalhães. As análises reunidas nesse Estudo “destacam os desafios que o Brasil enfrenta à medida que eventos climáticos extremos tornam-se mais frequentes e severos. A ausência de políticas adequadas para mitigar deslocamentos de fundo climático e adaptar o país às suas consequências coloca o Estado brasileiro sob risco real. O Brasil precisa implementar políticas que não apenas respondam aos desafios imediatos, mas também contribuam para o desenvolvimento de uma infraestrutura de resiliência e apoio.”

Alguns questionamentos iniciais incluem: 

  • Qual o panorama atual sobre deslocamento de fundo climático no Brasil?
  • Como as mudanças climáticas estão afetando diferentes regiões do Brasil de forma desigual, e o que isso significa em termos de políticas públicas locais e nacionais sobre deslocamento?
  • Quais são as principais lacunas que o Brasil ainda enfrenta no desenvolvimento de políticas públicas para lidar com os deslocamentos induzidos pelas mudanças climáticas?
  • O que o Brasil pode aprender com outros países que já enfrentam situações semelhantes, e como adaptar essas lições para o contexto brasileiro?

Essas e outras indagações serão debatidas pelos especialistas:

Bruno Magalhães, Pesquisador Sênior do Centro Soberania e Clima e autor do Estudo “Mudanças Climáticas, Migração e Deslocamento”

Leilane Reis, Pesquisadora da Rede Sul Americana para as Migrações Ambientais (RESAMA)

Gustavo Simões, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)

Carolina de Abreu Batista Claro, Professora Adjunta de Direito Internacional no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB)

Thais Menezes, Oficial de Proteção da ACNUR Brasil

EVENTOS E WEBINARS

Aula Inaugural | Escola Soberania e Clima

Aula Inaugural | Escola Soberania e Clima

No webinar “Os Nexos entre Soberania, Mudança do Clima e Segurança”, que também é a aula inaugural do curso “Mudança do Clima e as Agendas de Segurança e Defesa”, o Centro Soberania e Clima promoverá uma discussão inicial a respeito das relações entre mudança do clima...

ler mais