Eventos

Mudanças climáticas e segurança alimentar no Brasil
Compartilhe

No 1º Webinar em parceria com o National Endowment for Democracy (NED), o Centro Soberania e Clima discute sobre a relação entre mudanças climáticas e segurança alimentar no Brasil. 

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que o crescimento populacional e as mudanças nas dietas em todo o mundo afetarão a demanda por alimentos nas próximas décadas. Com um aumento de 60% da demanda previsto para 2050, é insuficiente imaginar que somente um aumento da oferta de alimentos seria a solução adequada para superar esse desafio. O enfrentamento das crises climática e alimentar do presente, a sustentabilidade produtiva e a distribuição e o acesso à alimentação adequada, na quantidade,  qualidade e tempo necessários, são também elementos centrais no debate sobre segurança alimentar.

De acordo com a FAO, “a segurança alimentar existe quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico e econômico a alimentos suficientes, seguros e nutritivos que atendam às suas necessidades e preferências alimentares para uma vida ativa e saudável”. O combate à fome e à desnutrição é hoje um dos principais pontos dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, tendo a ambição de erradicar a fome no mundo nos próximos anos.

Entretanto, as mudanças climáticas são um dos principais obstáculos à consecução desse objetivo. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a mudança do clima aumenta e intensifica os riscos à segurança alimentar, principalmente para as populações e países mais vulneráveis. Dentre os riscos desencadeados, quatro deles têm impacto direto na segurança alimentar: a perda de meios de subsistência e renda rurais, perda de ecossistemas marinhos e costeiros, perda de ecossistemas terrestres e aquáticos, e o colapso dos sistemas alimentares. A insegurança alimentar é também agravada por demais vulnerabilidades geradas pela mudança no clima, tais como a degradação dos solos, a escassez hídrica, e a poluição. Além dessas consequências diretas, as mudanças climáticas também geram paralelamente impactos profundos nos fluxos comerciais, nos mercados de alimentos, na estabilidade de preços e podem introduzir novos riscos para a saúde humana. 

No Brasil, a insegurança alimentar atingiu patamares preocupantes. Segundo pesquisa feita pela FGV Social, em 2021, 36% dos brasileiros encontravam-se em situação de insegurança alimentar, taxa quatro vezes maior em relação à média dos outros 120 países analisados. Os dados tornam-se ainda mais alarmantes quando analisados por gênero e por classe. No recorte de gênero, em 2021, a taxa de insegurança alimentar entre as mulheres é de 47%, enquanto que a entre os homens é de 26%. Quanto ao recorte de classe, entre os 20% mais pobres do país, o patamar atingiu 75% em 2021, taxa comparável a países como Zimbábue, o pior no ranking. 

Dessa forma, como o Brasil pode garantir sua segurança alimentar em um contexto de mudanças climáticas? Como adaptar e construir sistemas resilientes necessários para a salvaguarda dos sistemas alimentares? Como garantir a sustentabilidade dos processos produtivos? Como combater as desigualdades na distribuição e no acesso a alimentos?

O Webinar «Mudanças climáticas e segurança alimentar no Brasil» discute essas e outras questões com especialistas de diferentes áreas:

Sergio Etchegoyen, General de Exército da reserva e presidente do Conselho e cofundador do Centro Soberania e Clima

Embaixador Leonardo Cleaver de Athayde, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores

Elisabetta Recine, ex-Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional 

Maureen Santos, Professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio

EVENTOS E WEBINARS

Aula Inaugural | Escola Soberania e Clima

Aula Inaugural | Escola Soberania e Clima

No webinar “Os Nexos entre Soberania, Mudança do Clima e Segurança”, que também é a aula inaugural do curso “Mudança do Clima e as Agendas de Segurança e Defesa”, o Centro Soberania e Clima promoverá uma discussão inicial a respeito das relações entre mudança do clima...

ler mais
Soberania e Clima
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.