Eventos

A ameaça da crise global de alimentos: dimensões, riscos e possíveis respostas
Compartilhe

Guerra na Ucrânia, pandemia da COVID-19 e mudança climática. A combinação desses três fatores fez o número de pessoas em situação de grave insegurança alimentar se multiplicar por duas vezes e meia nos últimos dois anos. Segundo dados do relatório Global Food Crisis/2022, do World Food Program, programa das Nações Unidas, 345 milhões de pessoas passam fome no mundo hoje.

A proporção é maior na África, mas o drama humano está presente em todos os continentes. Além do aspecto humanitário, o rápido aumento do número de pessoas em situação de grave insegurança alimentar eleva os riscos globais de ocorrência de conflitos violentos e migrações forçadas.

Este webinar, organizado em parceria com a Fundação Fernando Henrique Cardoso, visa avaliar a dimensão da crise alimentar, discutir as suas possíveis consequências geopolíticas e apontar respostas que possam mitigar o drama humanitário que atualmente atinge uma população equivalente à dos Estados Unidos, em 82 diferentes países.

PALESTRANTES

– Ana Yang Mestre em políticas sociais e desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE), é diretora executiva do Chatham House Sustainability Accelerator e presidente do conselho do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Trabalhou na Children’s Investment Fund Foundation e foi diretora executiva da Forest Stewardship Initiative do FSC Brasil. Seus interesses concentram-se em como impulsionar a mudança para um futuro mais justo e sustentável.

– Marcos Jank Engenheiro agrônomo, é professor sênior de agronegócio do Insper e coordenador do centro Insper Agro Global. Foi presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e do Instituto de Estudos do Comércio e das Negociações Internacionais (ICONE). Trabalhou durante dez anos com temas internacionais do agronegócio na Europa, nos EUA e na Ásia. É membro do conselho de diversas empresas e integrou o board of trustees do International Food Policy Research Institute (Washington, DC).

– Sergio Etchegoyen General de Exército da Reserva, é presidente do conselho de administração do Centro Soberania e Clima. Foi ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e chefe do Estado Maior do Exército. MEDIAÇÃO – Sergio Fausto Cientista político, é diretor geral da Fundação FHC e codiretor do projeto Plataforma Democrática e da coleção “O Estado da Democracia na América Latina”.

– Felipe Sampaio Coordenador de Projetos do Centro Soberania e Clima

EVENTOS E WEBINARS

Aula Inaugural | Escola Soberania e Clima

Aula Inaugural | Escola Soberania e Clima

No webinar “Os Nexos entre Soberania, Mudança do Clima e Segurança”, que também é a aula inaugural do curso “Mudança do Clima e as Agendas de Segurança e Defesa”, o Centro Soberania e Clima promoverá uma discussão inicial a respeito das relações entre mudança do clima...

ler mais
Soberania e Clima
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.