Eventos

Sustentabilidade, eficiência energética e surpresas estratégicas nas guerras do futuro

Os Estados mais desenvolvidos têm investido constantemente na modernização de suas Forças Armadas para aumentar suas capacidades de defesa, focando em maior autonomia, mobilidade, furtividade e eficiência. No Brasil, empresas como a EMBRAER e a Vale do Rio Doce têm testado combustíveis sustentáveis, como o SAF (Sustainable Aviation Fuel) e biocombustíveis, em aviões e navios, respectivamente, indicando o impacto da transição energética na defesa. O uso de tecnologias inovadoras, como hidrogênio, biocombustíveis, baterias elétricas e microrreatores nucleares, tem sido explorado para melhorar a eficiência energética dos meios militares e proporcionar oportunidades estratégicas para a defesa.

O emprego de combustíveis sustentáveis e tecnologias verdes na guerra está associado à geração de surpresas estratégicas ao mudar a dinâmica dos teatros de operação. O conceito de surpresa estratégica envolve a percepção equivocada de ameaças, e as inovações tecnológicas militares podem tanto evitar quanto causar tais surpresas. O Estudo “Descarbonização e Sustentabilidade no Setor de Defesa: eficiência energética e novas capacidades de defesa”, escrito por Fernanda Corrêa, pesquisadora sênior do Centro Soberania e Clima, destaca a importância de associar a eficiência energética ao aumento das capacidades de defesa, ressaltando como isso pode influenciar a preparação militar brasileira para a guerra do futuro.

Como marco de lançamento do Estudo, o webinar «Sustentabilidade, eficiência energética e surpresas estratégicas nas guerras do futuro» pretende discutir os principais pontos levantados por Fernanda ao longo de sua pesquisa. Dentre eles encontra-se, por exemplo, a crescente pressão para que os Estados reformulem suas políticas e estratégias de segurança e defesa visando à redução das emissões de gases de efeito estufa e a integração de tecnologias sustentáveis nas Forças Armadas. A autora explora também os desafios e oportunidades para o Brasil nessa agenda, tendo em conta as boas práticas em termos de geração de energia sustentável já adotadas no país e a necessidade de se combinar esse esforço ao desenvolvimento de novas tecnologias de baixo carbono, que podem não só aumentar a competitividade nacional, mas também  modernizar as capacidades de defesa.

Essas e outras questões serão debatidas por especialistas de diferentes setores:

  • Fernanda Corrêa, Pesquisadora Sênior do Centro Soberania e Clima
  • Fernanda Delgado, CEO da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV)
  • Amanda Duarte Gondim, Coordenadora da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV)
  • Renata Monteiro, Especialista em Projetos Defesa e Segurança no SENAI CETIQT 
  • Tamiris Santos, Pesquisadora Associada à Loughborough University (Reino Unido)

EVENTOS E WEBINARS

Webinar “Inovações Sustentáveis e Economia de Defesa”

Webinar “Inovações Sustentáveis e Economia de Defesa”

O Centro Soberania e Clima realizou, em 1 de março, às 11h, a segunda parte do Ciclo de Webinars “Clima, Sustentabilidade e Defesa”, com o tema “Inovações Sustentáveis e Economia de Defesa”. Esse Ciclo de Webinars é promovido em parceria com o Núcleo de Capacitação em...

ler mais