No 2º Webinar com o apoio do National Endowment for Democracy (NED), o Centro Soberania e Clima promoverá uma discussão sobre a relação entre as agendas de soberania e de clima dentro do setor da mineração crítica e estratégica no Brasil, a partir da interseção entre as perspectivas socioambiental, econômica, de política externa e de segurança nacional. Ele faz parte da segunda edição do Ciclo de Webinars “Democracia, Soberania e Clima”, no qual serão discutidos temas das agendas de Soberania e de Clima, a partir de seus impactos na formulação de políticas públicas e no fortalecimento de processos democráticos participativos no Brasil.
O Webinar “Minerais Críticos e Estratégicos no Brasil: uma agenda de soberania e de clima” pretende discutir as várias dimensões da soberania mineral brasileira, tendo como base Artigo escrito pelo Prof. Giorgio de Tomi (USP). O Artigo explora o conceito de minerais críticos e estratégicos no Brasil, e discute os desafios para seu aproveitamento responsável e sustentável no país, levando em conta sua contribuição para a agenda de transição justa e clima, e considerando o importante papel do setor de pequena mineração no aproveitamento dos minerais críticos e estratégicos, que em sua maioria ocorrem em depósitos minerais de menores dimensões.
O webinar discutirá, portanto, a importância dos minerais críticos e estratégicos para a transição energética, o papel crucial da mineração na economia e na projeção internacional do Brasil, e os principais desafios apresentados pela atividade mineradora no país. É possível encontrar soluções sustentáveis que permitam o suprimento de recursos minerais críticos e estratégicos para a transição energética? Como garantir a soberania mineral brasileira ao mesmo tempo em que se promove a conservação dos ecossistemas naturais e a melhoria da qualidade de vida das comunidades afetadas pela atividade mineradora? Em suma, como as agendas de soberania e de clima convergem quando tratamos da produção nacional de minerais críticos e estratégicos?
Essas e outras indagações serão debatidas por especialistas de diferentes setores:
– Raul Jungmann, Presidente do IBRAM e Presidente do Centro Soberania e Clima
– Mauro Henrique Moreira Sousa, Diretor-Geral da Agência Nacional de Mineração (ANM)
– Vitor Saback, Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME)
– Giorgio de Tomi, Professor Titular da Escola Politécnica da USP e dirigente do NAP.Mineração/USP
Moderação: Milla Campbell, Coordenadora de Projetos no Centro Soberania & Clima