Eventos

O que a sociedade brasileira espera da agenda da Soberania e do Clima?

O Ciclo de Webinars: Soberania e Clima em debate vem discutindo, com especialistas de distintas áreas, temas que tocam a agenda da Soberania e do Clima no contexto brasileiro. Nesse sentido, foram debatidas questões relacionadas às oportunidades e aos desafios que o Brasil enfrenta, às expectativas que distintos atores nacionais e internacionais têm a respeito da atuação brasileira no âmbito da governança climática e ambiental, bem como às políticas que as/os governantes eleitas/eleitos nas eleições gerais de outubro devem colocar em prática para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

No quarto encontro desse Ciclo de Webinars organizado pelo Centro Soberania e Clima, a sociedade civil brasileira será o ponto norteador do debate. A esse respeito, ganha destaque o relatório “Mudanças climáticas na percepção dos brasileiros” (2021), organizado a partir da pesquisa do Instituto de Tecnologia e Sociedade – ITS em parceria com o Programa de Mudança Climática da Universidade de Yale e o Ipec Inteligência, que mostrou a percepção das brasileiras e brasileiros sobre as mudanças climáticas e as queimadas na Amazônia.

Segunda a pesquisa, 96% da população acredita que o aquecimento global está acontecendo, e 77% acredita que esse cenário é resultado da ação humana. Desse modo, 90% dos brasileiros acreditam que o aquecimento global pode prejudicar muito as gerações futuras e que, portanto, é necessário agir imediatamente. Além disso, 74% da população discorda que as queimadas na Amazônia sejam necessárias para o crescimento econômico. Como aponta Seibel, para o Nexo Jornal, “Entre desenvolvimento sustentável e crescimento econômico, o brasileiro fica com os dois – políticos tentam colocar uma dicotomia entre crescimento econômico e preservação ambiental, mas não é assim que a população vê”.

Diante desse contexto surgem então algumas questões: O que a sociedade civil brasileira espera da interação entre às questões ligadas à soberania brasileira e ao meio ambiente? Como a sociedade civil brasileira tem se posicionado em relação às questões climáticas? Segundo as percepções coletadas entre as brasileiras e os brasileiros, quem pode contribuir para resolver problemas e desafios ligados ao meio ambiente?

O Webinar «O que a sociedade civil brasileira espera da agenda da Soberania e do Clima?» pretende discutir essas e outras questões com especialistas de diferentes áreas:

  • Gabriel Sampaio – Coordenador do Núcleo de Justiça Climática do Centro Soberania e Clima. Diretor-Adjunto da Conectas Direitos Humanos (confirmado)
  • Marina Marçal – Coordenadora do Portfólio de Política Climática do Instituto Clima e Sociedade. (confirmada)
  • Mauricio Guetta –Consultor jurídico do ISA – Instituto Socioambiental. Professor da pós-graduação em Direito Ambiental na PUC/SP, PUC/Rio e CEI/IDPV. (confirmado)
  • Larissa Basso – Pesquisadora do IPEA e do Instituto de Estudos Avançados da USP.

EVENTOS E WEBINARS